Atos

_

domingo, 3 de janeiro de 2010

O que fazer quando se tem dois marfagafos com intestino solto arranhando seu peito?

A primeira instrução a respeito, que ouvi de um ancião num velho mosteiro, recomendava que se plantasse uma bananeira torta, com as duas pernas para cima; ressaltava ainda que o pé fosse de banana terra, variedade daquelas bananeiras estrelares que se cultivam em cada cratera da lua.

Depois, ouvi o conselho para que se escutasse samba, com duas porta-bandeiras guardando os flancos, fantasiado de toureiro ou tesoureiro e ensaiando os passos de um tango argentino.

Seguindo a reta desses conselhos lógicos, descobri, logo em seguida, que se deve aprender o húngaro, conversar em tal língua com os banqueiros e largar a mão em piparotes nas cabeças de prego.

Diariamente, também deve se soltar três vezes um grito de guerra, num palco montado no alto de uma banheira, contestar axiomas matemáticos e cear à hora do almoço fótons de luz à maneira dos gregos.

Por fim, para um problema tão indescritível, deve se cultivar uma gramática para cada verbo que a necessidade lhe faça criar; iniciar um diário que relate os desconfortos de cada dia, e amar deveras uma humanidade inteira.

Se ao fim, as dores umbilicais procrastinarem o seu fim, indefinidamente, para o dia seguinte, deve-se aceitar que tem um desatino amargo no peito, que não cura e não tem nome. Tem uma doença, no linguajar inculto, “filha-da-puta”, perdoem-me apenas o vocabulário alheio; para o resto não peço perdão.

Um comentário:

Elan Lopes disse...

Amigo Fábio, ler teus textos sempre é uma experiência muito boa. Abraços fraternos.